domingo, 21 de agosto de 2011

Filmes dessa semana - Parte I - Os Smurfs



Lá, lá, lá, lá, lá, lá,
Lá, lá, lá, lá, lá...


Ok, sem o som isso aí em cima não tem sentido nenhum, mas mesmo tendo somente uma sílaba que se repete nessa musiquinha, a melodia é completamente reconhecível e trás lembranças à jato para quem viveu a infância e pré-adolescência nos anos 80. O desenho animado Os Smurfs era um dos meus preferidos (e das crianças da minha idade também). 





Os pequenos seres azuis, no total de 100, que esbanjavam amor, carinho e ajuda entre si, vivendo em pequenas casas feitas de cogumelos numa vila incrustada em uma floresta encantada, deixavam qualquer criança com a cabecinha cheia de fantasia e criatividade. Eu imaginava se iria encontrar esses pequerruchos no matinho que crescia teimoso entre os pisos quebrados do meu quintal e sonhava ter o cabelo lindo e sedoso da Smurfette.


Semana passada, estreou no Brasil o filme originado do desenho animado e eu fui assistir, claro! E adorei, óbvio!


Os Smurfs foram criados pelo ilustrador belga Pierre Culliford, mais conhecido como Peyo. A primeira vez que apareceram foi em 1958, na história de Johan et Pirlouit, "A Flauta de 6 estrumpfes", publicada no comic belga Spirou. No Brasil foi exibida em desenho animado pela Hanna-Barbera Productions.


Os Smurfs tem três maças de altura, são alimentados pela fruta azul e governados pelo Papai Smurf, único a usar calção e barrete vermelhos, diferente dos demais que os usam na 
cor branca. A única personagem feminina é a Smurfette.

No filme, Gargamel a criou para roubar o segredo dos smurfs, uma fórmula mágica que daria a ele o poder de ser o maior mago do mundo. Porém, Papai Smurf a resgatou e ela decidiu se unir aos seus irmãozinhos e não militar ao lado do terrível Gargamel. O mago feioso tem um gato chamado Cruel, que é seu melhor escudeiro e é mil vezes mais inteligente do que ele. O mago é desastrado e burro, nunca conseguindo alcançar seu objetivo contra as pequenas criaturinhas, ora querendo comê-las, ora querendo um pedaço delas para seu elixir mágico poderoso.


Cada Smurf tem o nome de sua característica principal. Os Smurfs mais conhecidos e que estrelam o filme são:


Papai Smurf: parece que "em tese" é ele quem cria todos os Smurfs, com exceção da Smurfette, que diz que não ter vindo com uma cegonha. Ele é o líder da turminha de 99 smurfs e os ama como um pai e os ensina a viver e a explorar suas potencialidades.




Gênio: usa óculos e faz cálculos para encontrar as respostas das mais simples questões. Ele é esforçado e almeja ser alguém tão inteligente quanto Papai Smurf.






Ranzinza: ele reclama de tudo e fez muito sucesso com a criançada. Sempre coloca na frente "Eu odeio..." de todas as frases que diz, indo contra tudo o que todos dizem ser o melhor a fazer.






Arrojado: é um smurf corajoso e sempre está pronto para uma aventura. No filme usa barba ruiva e kilt. Ele é o meu preferido! *_*








Desastrado: é literalmente um desastre. Derruba e quebra tudo o que o rodeia e dá sopapos inesperados nos que estão à sua volta.








Smurfette: é a única menina da vila e todos os outros a acham linda. Ela é sensível e leal, sempre vendo no mundo à sua volta um toque feminino e se encantando com isso.






No filme, Desastrado acaba atraindo Gargamel para a vila escondida dos Smurfs e o caos se instala entre os pequeninos. Quando eles tentam fugir do terrível mago, Desastrado escolhe um atalho proibido. Seus amigos, Smurfette, Papai Smurf, Arrojado, Gênio e Ranzinza o seguem para salvá-lo e todos acabam caindo num portal que os transporta para NY, bem como Gargamel e Cruel que os seguiam.


Na cidade grande eles encontram muitas aventuras, sem contar que precisam fugir de Gargamel que continua em seu encalço. A turminha acaba na casa de um jovem casal que os acolhe e os ajuda a encontrar uma maneira de voltar prá casa, assim que a Lua Azul brilhar no céu, abrindo novamente o portal, segundo o sábio Papai Smurf.


Há lições de moral, com valores e princípios de amizade, amor, família e lealdade ao longo de todos o filme. Porém, o mais divertido é ver essas gracinhas aprontando todas no lugar desconhecido e dando lições ao casal sobre o que é ter uma família.






Mesmo DETESTANDO filme dublado, vale a pena ver desenho animado com dublagem e com Os Smurfs não foi diferente. É uma boa pedida para dar risada e se você tiver filhos, melhor ainda!


#ficaadica


Bjokas!!











Nenhum comentário:

Postar um comentário