sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Cinquenta Tons de Cinza. Cinquenta pontos negativos.


Muito bem, muito bem, bem, bem!

Hoje quero falar sobre o livro-sensação do momento Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James. Está prometido para ser lançado até o final do ano os outros dois livros da trilogia: Cinquenta Tons Mais Escuros (que nome é esse?? E que cores são essas, que vão além do preto????) e Cinquenta Tons de Liberdade. Quem sabe a gente ainda ganha um anexo: Cinquenta Posições Para Fazer no Carro da Família. O.o



Não vamos chegar a 50 pontos negativos, mas eu gostei do título. =D

Recebi o livro em e-book de uma amiga, com tradução amadora, coisa que não vou comentar, pois é desperdício de ponta de dedo, energia elétrica e tempo. Pelo menos me rendeu umas boas risadas ao longo da leitura, as únicas pra ser sincera. Eu sorri em outras partes que comentarei adiante.

Um ponto a esclarecer: eu vou soltar spoiler neste post. Quero abordar realmente o que eu achei e para isso, este texto não é uma resenha imparcial ou uma crítica que só vai dizer com outras palavras o que tá escrito em todo canto sobre o livro. Então, se você não leu, quer ler e não quer saber algumas coisas que acontecem (prometo não contar o final), não prossiga.


O conto erótico desta inglesa, ex-pacata esposa e mãe de dois filhos adolescentes, que tinha um emprego que a fazia infeliz na minha opinião nem pode levar o título de conto, romance e muito menos livro. Pra mim, é uma fanfic UA e das mais fraquinhas. Explico.

Antes de mais nada, fanfic é um texto escrito por algum fã de uma história original, usando os mesmos personagens e contexto da original, mas os colocando em situações diferentes, com novas aventuras. A fic que é UA classifica-se como Universo Alternativo. Por exemplo: uma fic de Harry Potter UA, se passa no mundo normal e não bruxo e os personagens não são bruxos, sem poderes, mas são eles, Harry, Ron, Hermione.

Digo isso por dois motivos: a escritora se baseou na saga Crepúsculo e começou escrevendo fics deste universo. Seu texto Cinquenta Tons de Cinza tem o tom de Crepúsculo em muuuitos aspectos. Os principais na minha opinião e já vou tecer meus comentários ponto a ponto:

- o texto é narrado em primeira pessoa, do ponto de vista de Anastácia, a mocinha. Ou seja, já perde preciosos pontos na minha escala. Um texto narrado em primeira pessoa, pra fazer a história ser boa de verdade tem que ser MUITO, MUITO BOM MESMO. Limita demais a narrativa e você só conhece tal universo pelos olhos de quem narra, ou seja, um conto erótico, cheio de cenas quentes (que falarei mais detalhadamente em breve), perde sua grande sacada se narrado somente pelo ponto de vista de um personagem. A gente deixa de saber o que vai no coração, mente do personagem mais interessante da trama toda, o próprio Sr. Grey.

- Uma jovem que se acha feia, que é desengonçada, atrapalhada, mas muito perspicaz (o que a diferencia da Bella), virgem e casta. Pelo menos Ana não é uma coitadinha cheia de autopiedade e que tem ao seu redor o mundo todo cuidando para que ela não cometa suicídio acidental com a faquinha de manteiga. Ela se mostra mais forte e suficiente, ela sabe o que quer mesmo quando está frente a frente com Grey, sua grande perdição. Esse sentimento não fica dividido entre mais ninguém, ela quer ser dele e ponto. Nada de outro carinha cheio de testosterona a fazendo duvidar de si mesma.

- Um cara mais velho, lindo de morrer, um Adônis da beleza masculina, podre de rico, tão rico que poderia comprar Marte só pra ele. Vamos esperar que o ator que irá interpretar Grey numa possível adaptação para o cinema, seja de fato bonito e não um "cara de dor de barriga" como Pattinson. Isso vale pra mocinha que vai viver Ana. (fazendo força pra não falar de Kristen, senão isso vai virar uma lavanderia)

- a atração deles é imediata, instantânea. A deixa sem fôlego e voando para a borda da galáxia quando está próxima dele, imediatamente. Ele esconde melhor, mas como só vemos a coisa toda do ponto de vista dela, vai saber?!

- Grey é um obcecado por controle, ele é possessivo sobre isso, quase doente e enche o saco da guria para que ela se cuide, se alimente, durma, etc... Ela como qualquer jovem de 21 anos tem seus momentos (os quais são a maioria) de atitudes impulsivas e erradas. Vira horas sem comer, etc, e ele se mostra tão chato em relação a isso quanto Edward pentelha a ‘indefesa’ Bella.

- Como ele é rico e ela pobre, claro que ele enche a guria de mimos extravagantes. Pelo menos neste texto ela ganha um PUTA carro vermelho, o que eu adorei... hahahahaha... Parelho com TW (Twilight, pra facilitar).

Bem, vamos caminhar para as partes fracas do livro, preparados? Sentem-se confortavelmente, isso pode demorar mais do que o esperado. Brincadeira!

E. L. James não tem experiência. Ela não estudou pra isso. Pra escrever. Ela só se aventurou o que até eu faço e nenhum mal há nisso, longe de mim. Acho que escrever é algo que expurga a alma, todos deveriam ler muito e escrever muito como consequencia.

O problema é que ela se deslumbrou (como Stephanie Meyer) ao perceber que seu conto poderia bater asinhas um pouco mais longe do ninho. Entretanto, seu filhote não estava completamente pronto para um voo mais longe, mais arriscado, o que resultou é um conto erótico, super mal construído, fraco e maçante muitas vezes.

Na minha humilde opinião, eu iria querer trabalhar muito, muito mais nele antes de deixar chegar a publicar. A Intrínseca realmente não tem meu respeito. Acho que o escritor pode ser ruim, por que escrever bem não é pra qualquer um, mas passar pelo crivo de revisores, equipes de analistas de texto, especialistas em literatura, etc, e deixar chegar ao mercado livros porcarias assim... É uma máfia de incompetentes. Além do mais, acho muito suspeito alguém que nunca escreveu nada, não tem experiência técnica nessa área escrever algo tão rápido e fazer tanto sucesso. (como a tia Steph, por exemplo). Todo mundo sabe que um livro bem escrito mesmo, de verdade, aquele PUTA livro maravilhoso, um monumento da humanidade, leva pelo menos uma década pra ficar pronto. Seja ele um livro, uma trilogia ou uma saga. Salvo exceções, claro, mas aí é questão de talento nato, coisa com a qual a autora não foi agraciada. Mals ae!!

Um dos primeiros pontos que me fizeram ver o quanto é fraco este livro (esforço aqui), é que Ana é virgem e o cara MEGA experiente não percebe isso. Ela fala pra ele na hora H, na hora do vamos ver. Me pareceu uma manobra calculada para que a escritora pudesse dar uma chance ao casal de ter algum contato mais romântico. O cara tá tão alucinado de vontade de devorar a mina que cede e pela primeira vez ele topa fazer sexo “baunilha” como ele chama, convencional. Uma primeira transa de dar inveja pra quem tem vida sexual ativa e de dar aquele gosto de “por que não foi assim com a minha primeira vez?” Um primeiro orgasmo na vida da guria que foi muito rápido, muito intenso e muito verdadeiro pra quem nunca nem se masturbou. (meu Deus, que coisa mal feita!!!). Muito mentira pro meu gosto. Só pra mostrar que o cara é o campeão de todos os tempos do Campeonato BomDiCama?? Pffffff... Nenhum dos medos, inseguranças, pavores do grande momento e nem os “pós-perda-cabaço” que todas vivemos estão lá. Fica tudo fantasioso demais pra um livro que se propõe a falar abertamente sobre sexo. Falar sobre sexo significa falar sobre dúvidas, medos, angústias, mais ainda pra uma virgem que nem namorados teve na vida. Ela é muito casta pra ter uma atitude tão pró-ativa sobre sexo e em tão pouco tempo. E pior, ela sabe fazer coisas do “arco da velha”, sem ninguém ter ensinado. Véi, na boa... Menos 10 pontos para a Sra. James.

Grey por sua vez faz muitas concessões o tempo todo no livro, muito discrepante para um cara que é mandão até o último nervo de seu organismo. Ele se torna um personagem meio confuso para os leitores. Como disse alguém em alguma crítica que li: ele, além de tudo, apresenta sintomas de transtorno bipolar. E ele se confunde consigo mesmo, suas atitudes são sempre uma surpresa para nós e para Ana. A tensão fica no ar o tempo todo, dá medo das reações que ele pode ter. Menos 5 pontos para a Sra. James.

Ana realmente tinha que ser muito inexperiente pra agir como age em relação a ele. Qualquer outra mais safa daria no pé rapidinho. Cara doido! Tanto que sua melhor amiga sente isso na hora que coloca os olhos nele e ela repete várias vezes que o cara é perigoso. É estranho, pois isso chamou minha atenção e talvez por este motivo ele se tornou o que me cativou no livro, ele é um mistério, um perigo. Um confuso mistério.

Porém, só ele não descobre que está fazendo todas as concessões por que se apaixonou. Muito estranho pra um cara que é novo, mas experiente e sabe muito bem o que quer da vida, do sexo e das mulheres. Outra também: ele é muito novo pra ter tanta experiência na vida. Se ela (autora) tivesse passado ele dos 30, até dava um desconto. Um jovem de 28 anos é mais moleque do que qualquer outra coisa. Ele não é um gênio, super dotado. Ele ficou MEGATRILHARDÁRIO muito cedo na vida, não acham?? O maior problema dele então? Sua criadora. Ela não dá muitas pistas sobre quem ele realmente é o que fica discrepante com as resenhas e sinopses. A gente vai ler achando que vai conhecer o personagem e até o final, você fica sem saber quase nada sobre ele. Ele me pareceu ocultar muitas coisas durante o livro e conhecê-lo pela visão de Ana só dificulta as coisas. A maioria são suposições que ela faz sobre ele. E ela tem tanto medo dele que nem se atreve a perguntar nada, pois sabe que se ele se irritar, nada de sexo para ela e de quebra o risco de levar umas porradas. Meu Deus... Ou seja, a escritora (ou seja lá quem tenha feito a sinopse nesta editora) peca ao balançar o pirulito no nariz das leitoras e no final das contas não deixar ninguém lamber o doce. Menos 5 pontos para a Sra. James.

Eu li este livro rapidamente, um dos meus recordes. O texto não exige muita massa encefálica e dá pra ler com o pé nas costas. Pulei algumas descrições cansativas, massantes e desnecessárias, já que elas vem de baciada neste livro.

Fiquei curiosa mesmo pra saber como o Grey ia se comportar, eu estava doida pra saber o que ele faria com ela no seu quarto de jogos sado masoquistas, que Ana chama de Quarto Vermelho da Dor. Não me surpreendeu tanto... Aliás, me surpreendeu sim, de forma negativa.
A mina apanha do cara. Duas vezes. Apanha de verdade. Na bunda que nem criança malcriada. Na primeira vez eu fiquei revoltada em perceber que ela se submete a isso. Eu pensei: Mano, isso vai virar um motivo pras feministas saírem berrando em passeata, com os peitos de fora. (lembrei da Marcha das Vadias e não resisti... hehehehehehe)

Essa submissão assim, tão fácil da mocinha aos prazeres do cara me pareceu muito forçado. Peraí!!! Ninguém vai virar a bundinha na boa e deixar alguém, ainda mais um fortão musculoso que você mal conhece, te estapear assim, movida por puro amor. Muita calma nessa hora!! Ela deveria no mínimo se desesperar, se digladiar nem que fosse internamente e de repente, sentir um pânico tão grande que a levaria a sair correndo desembestadamente. Ela pensa em muitas rotas de fuga, mas em momentos errados, em momentos que ela não está em perigo realmente. Ela se entrega pra apanhar, como um cordeirinho. Se ela não soubesse o que vai acontecer, vá lá! Mas, me fala quem faria isso?????

Quem gosta de sado e tem uma vivência nisso, que foi construída ao longo do tempo e que aprendeu a gostar e sentir prazer com isso aceita na boa. Sim, por que não? Mas a mina não é assim. Aliás, ela acha o tempo todo que ele foi abusado quando era adolescente e que foi iniciado nestas práticas de forma forçada e que se tornou assim por causa deste abuso. Mas, péra lá! Quem está sendo abusado no momento? Como um cara que tem experiência nesta área quer ensinar a menina a gostar destas coisas e vai logo mostrando a pior parte de tudo isso?

Dá a impressão que ele é tão obcecado por bater, infligir dor que nos momentos iminentes a isso, ele se esquece completamente que tem um ser humano na sua frente. Ele nem sequer dá uma chance pra ela se acostumar com a coisa toda e pior, a pune por uma atitude inconsciente da parte dela. Ele me parece um monstro. Ele parece pra ela um monstro, se não ela não teria medo dele e imploraria mais de uma vez para ele não ficar bravo com ela, com medo de ser punida! Meu Deus, como pode uma coisa dessas?
E o mais engraçado é que em seguida ele se mostra cuidadoso, atencioso e genuinamente preocupado com o bem estar dela, com o prazer, coisas boas, boas sensações. Ele não deveria ter ao menos se aproximado dela ao saber de suas preferências sexuais e da idade dela. Ele até fala que ela deve ficar longe, mas se mostra um canalhão ao procura-la em seguida. Só pela idade dela ele deveria manter distância. Ou vai me dizer que ele imaginou que uma garota formanda de 21 anos é uma perita em sexo e que só estaria conhecendo um outro lado de sua sexualidade? Menos 15 pontos para Sra. James!

Que mais...?

Tem mais? Tem, sim senhor!!!

Ela sente um encanto avassalador pelo cara e seus hormônios mais parecem os de um gatotO adolescente que pensa em sexo a cada 3 minutos, do que de uma jovem de 21 anos, que está em exames finais na faculdade, à beira da formatura, sonhando com um emprego e de mudança de casa nos próximos dias. É muita coisa acontecendo ao mesmo tempo e o que poderia ser uma construção bem feita sobre a vida e origem da personagem, as outras facetas de sua vida, é eclipsada pelo seu envolvimento com Grey, pelo qual ela fica de quatro e deixa todo o resto pra lá. Ela só pensa em sexo o tempo todo e só de olhar pra ele ela fica à beira de um orgasmo. Pelo amor de Deus!!! Como disse minha amiga Diana, como ela pode corar tanto o tempo todo se todo o sangue dela está concentrado em outro lugar?? Hahahahahaha. Menos 5 pontos para Sra. James!

As cenas de sexo são bem típicas de fanfic mesmo. Sexo explícito a cada dois capítulos. A gente nem tem tempo de conhecer mais nada ao redor dos personagens. Grey está sempre aparecendo do nada e você já sabe: eles vão dar um jeito de trepar. A todo o momento em que estão sozinhos, eles nunca conversam sobre mais nada, só sobre sexo e o acordo que ela tem que assinar sobre as práticas sado que vai enfrentar fica sendo revisado, alterado e nunca é assinado de verdade. Ana se dá conta de que Grey usa o sexo como uma arma e a manipula com isso, mas porra James!! Se ela se dá conta, pelo menos dá uma chance pra ela ter algum brio e exigir alguma coisa diferente. Uma conversa normal que seja. Ela até tenta, mas a cabeça de baixo fala mais alto, SEMPRE. Fica tudo incompleto, mal conversado. Cansativo. De novo, menos 5 pontos para Sra. James.

Pra não dizer que não falei das rosas, pontos positivos:

- ela tem um diabinho daqueles de desenho animado que representa a consciência moral, que é chamado de ‘subconsciente’ no livro. Queria saber se a terminologia está certa pra poder meter o pau também, pois sei que está errada, mas como não pesquisei a sério sobre isso, deixa pra lá. Ele se mostra como um ente com vida própria e com ele ela interage como uma ditadora. Ela o ignora o tempo todo e segue em sua jornada maluca.

- em contra partida ela tem uma diabinha que se chama Deusa Interior, que é divertida. Ela está o tempo todo vibrando de alegria, saltitando de felicidade toda a vez que Ana decide se lançar nos braços da incerteza carnal de seu Adônis de olhos cinza. A Deusa Interior que me fez rir várias vezes ao longo da leitura. Dela eu gostei de verdade. Mais 3 pontos para Sra. James. =D

Enfim, fora tudo isso e também por tudo isso, o livro é muito fraco. James descreve o contrato com mais de 15 cláusulas que Grey quer que Ana assine como compromisso entre ambos, com tempo estipulado para terminar e exigindo um mínimo de dias em que ela estará ao seu dispor para fazer com ela o que quiser, de forma que ela não vá questionar, hesitar e nem duvidar. Nem nos meus tempos de facul de Direito eu achei tão chato ler um treco como essa parte. Nele vemos alguns pontos que dá a impressão que serão explorados adiante, como as coisas que ele vai fazer com ela, (promessas que ele faz mais de uma vez e ficamos a ver navios), as roupas e acessórios. Nada disso é realmente citado no texto. Um ou dois acessórios e nada mais. James descreve que o cara tira o vestido da mina passando pelos quadris, cintura, seios, ombros, cotovelos e pulsos, mas não consegue descrever uma cena com coisinhas sado direito pra gente saber qualéqueé. Fail demais!!! 

Muito cheio de pontos obscuros, lacunas, falhas de construção de personagens, buracos que a gente lamenta que não tenham sido preenchidos, pois se fossem poderiam dar uma bela história, atual, relevante e interessante. Se fosse escrita por alguém que sabe escrever.

Li uma entrevista com a escritora e ela se mostra enxergando o livro como uma história de uma mulher adulta que gosta de sexo, que quer conhecer mais sobre sexo e não se envergonha disso.

Segundo a entrevista que li, a escritora quer tanto falar sobre sexo abertamente, sem preconceitos e tabus, mas não pareceu ser uma mamãe que fala sobre isso com os filhos. Ela declara que seus filhos não leram nem sob tortura e que ela se sente feliz por isso, pois as palavras ‘mamãe’ e ‘sexo’ não combinam. Ok, acho que se os meninos não querem nem chegar perto do livro que vai delatar uma mamãe que sabe das coisas. Beleza, coisa de adolescente. Mas, ela quis escrever e falar sobre o sexo de forma natural e sem preconceitos, mas seus filhos não tem coragem nem se chegar perto do texto? Sei não... Acho que numa família que encara o sexo como algo natural e sem preconceito os filhos deveriam ser menos arredios em relação ao tema. E ela não deveria ficar feliz por isso. A meu ver eu ficaria preocupada. Como eu encaro as coisas tão bem e meus filhos de forma tão negativa?

Bom, eu acho que se ela tivesse criado uma personagem adulta de verdade, uma mulher que busca maturidade e felicidade sexual, sem barreiras e tabus, independente e que luta e busca o que quer, seria glorioso. Porém, seus personagens Crepúsculo nada tem em comum com esta descrição. Dizem por aí que é um livro adulto, mas baseado em Crepúsculo e de autoria de alguém que escrevia fanfic, não é de espantar que adolescentes o lessem. Tanto que a escritora diz ter tido vontade de dar uma bronca numa menina de 15 anos que leu o livro. É muita incoerência, né não??

Entrevista aqui

26 comentários:

  1. Menina, li sua resenha de boca aberta!
    Você foi sincera o tempo todo, adorei isso. 50 Tons vem sendo muito vangloriado, não sei se gosto disso, já que livros muito divulgados acabam me decepcionando no final. Pretendo ler 50 Tons, mas não aposto nenhuma ficha nele. Tenho em mente que vai ser uma leitura interessante, mas já fui bombardeado por resenhas negativas e por isso não vou criar grandes expectativas.

    Beijos,
    Gabriel
    http://desejosdesabado.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, obrigada por ler o post. Puxa, você ainda não leu o livro e meu texto tem vários spoilers... rsrsrsrs... Mas, acho que nada compromete a história.

      Realmente, eu também tenho certo receio com livros muito alardeados. Nem sempre a modinha é o melhor que se tem, ainda mais se baseado em uma saga fraca como Twilight e feito por uma escritora amadora, é bem perigoso.

      Vou fuçar em teu blog e se quiser divulgar o meu lá no seu espaço, fazemos uma parceria.

      Valeu, Bjs!

      Excluir
  2. Eu já não tinha muito interesse em ler esse livro. Não curto livro com personagem submisso. E, além disso, personagens inspirados na série Crepúsculo. Se a Bella já era uma coitada, imagina com sexo envolvido, sadismo e toda essa coisa de "olhos brilhando" o tempo todo?

    Agora, então, com seu comentário, já descarto prontamente.

    Garota com 21 anos, virgem, casta, nunca nem se masturbou, e de repente se torna uma pessoa propensa a tudo? Desculpa aí, mas ninguém é tão lunático assim. Querer fazer tudo no sexo demanda, ao menos, uma segurança que só uma vida sexual ativa consegue dar.

    Well, gostei do comentário, flor. Me deixou ainda mais longe desse livro fanfic..hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Liv's... esse é o pior problema dessa personagem.

      Obrigada por ter lido, dearie!!

      Bjokas!!

      Excluir
  3. Oi Dani!
    50 tons é um ERRO total! Não gosto de BTS, não gosto de sexo explicito (acho nojento e tenho preguiça de ler), então li somente 5 capítulos do livro (por causa da curiosidade causada pelo frisson)e depois joguei ele na obscuridade, de onde não deveria ter saído. Sou Twilighter,e não concordo com algumas das coisas que você falou, mas sua sinceridade e a maneira divertida e aberta de escrever tornou essa uma resenha maravilhosa!
    Por causa dela estou seguindo seu blog :)
    Bjinhus

    Tamy
    http://verbologiapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tamy. Pela leitura, por seguir o blog e por expressar sua opinião também.

      E é isso aí!! O melhor de termos pensamentos diferentes é que faz a vida ter graça.

      Seguindo teu blog também!! Apareça sempre!

      Bjs!

      Excluir
  4. Dani,
    Vim por indicação do Bom Humor Literário e confesso que, a princípio, fiquei assustada com o tamanho da sua resenha. Mas ela foi tao bem escrita, tão bem discutida e argumentada, de maneira leve, inclusive, que não pude deixar de lê-la até seu ponto final.
    "50 Tons de Cinza" não me interessou desde seu lançamento. Quando me falaram que era um pornô baseado em Crepúsculo, só pude pensar: "fodeu". Nunca curti muito as fanfics desses fãs do Edward e da Bella loucos por cenas de sexo que criavam umas histórias bizarras só pro casal trepar. Daí me vem essa mulher e várias manchetes por aí dizendo que o livro é escândalo, que as pessoas vão ter várias ideias super criativas no sexo ou algo como "mamãe pornô".
    Por curiosidade, abri um exemplar na Saraiva um dia desses e dei uma folheada. Gente, quanta besteira... Uma linguagem tão pobre, umas descrições tão amadoras... Logo nota-se que a mulher não tem a veia artística. Como você disse ao início, ela percebeu que seu pássaro estava criando asas prematuramente e resolveu apostar. Sorte dela, que está lucrando horrores. Mas pena pra quem vai ler achando que é uma obra-prima.
    Já tirei o meu da reta. hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana, ela ainda tem que comer muito fubá pra ser uma escritora que faça valer a pena.

      Escrever é sempre um dom e quem não tem até acredito que possa ser aprendido, mas mesmo pra quem tem dom é preciso de mais tempo e esforço pra se conseguir algo de valor, tem que ralar e leva tempo.

      Fico feliz que tenha sido indicada pelo Bom Humor Literário e tenha gostado da resenha. Nem me preocupei com o tamanho, eu escrevo muito mesmo, mas me foquei no que eu queria contar mesmo.

      Apareça sempre que quiser, é uma honra!

      Bjs!

      Excluir
  5. Concordo plenamente com tudo o que você disse! Foi o que senti ao ler a trilogia e o que tentei passar na minha resenha (tarefa que não foi muito bem sucedida, é.) Realmente, pra mim a trilogia é uma fanfic e só. Não acho que é um livro, pra isso falta muuuita coisa. Eu estava tão ansiosa para saber mais, conhecer mais o Mr Grey que devorei os livros, mas.... NADA. Sabemos dele muito pouco. =( E também achei menos enjoativo o fato de Ana não ser tão... chatinha, com a Bella. Dela ser suficiente e mais decidida do que quer e tal. Como já disse, a trilogia é a sensação do momento por duas palavrinhas: crepúsculo erótico. É tipo a Kristen conseguindo trabalho, pq atriz boa ela não é, mas atualmente ter algo a ver com TW abre portas (maioria das vezes infelizmente). E agora, monte de editoras estão investido em erotismo. Oh, Deus. Espero que uma trilogia melhor escrita tome conta agora. hahah

    Beijão!

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Agora eu que fiquei curiosa!

      Você leu os 3 livros e não conta nada sobre o Grey?? Ele realmente é o mais interessante na coisa toda... rsrsrsrsrs...

      E essa coisa de Crepúsculo Erótico me dá arrepios!! Ughh... Eu curto literatura picante e tal, mas baseado em Crepúsculo???? PLMDD... kkkk

      Obrigada pela leitura!!

      Bjs!

      Excluir
  6. A maior parte das resenhas que leio falam bem demais do livro, a maioria sequer toca no modo que foi escrita. Li uns trechos e perdi toda a vontade. Só li umas 3 resenhas negativas, a sua é a 4ª. Muito estranho. Pior ainda são as revistas fazendo resenhas e falando como se fosse o 1º livro erótico, escrito por e para mulheres, a ser lançado no Brasil. Antes dele, as mulheres só faziam sexo beeeem de vez em quando, sem inovações. Agora parece que elas descobriram que sexo é bom. Putz! Vou juntar meu dinheirinho pra comprar coisas melhores! Me arrependi dos 60 reais gastos há 3 anos com Crepúsculo e Lua Nova (quero minha semana e dinheiro de volta!), não estou a fim de passar por isso de novo!

    PS: Saber que só agora algumas editoras descobriram os livros eróticos me dá câncer! Até livro de banca tem sexo! ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Viviane, eu acho que nem é o fato de as editoras descobrirem os livros eróticos. O lance todo é que agora tá dando grana, bufunfa, Dilmas e Obamas, como diz uma amiga minha.

      E eu tbm me arrependi de ter comprado a Saga TW, tanto que fui num sebo e troquei por outros. Melhor negócio da minha vida. Vc devia tentar! =)

      Valeu pela leitura! Venha sempre que quiser, é uma honra!

      Bjos!

      Excluir
  7. Menina, depois de ler esta resenha você é virou um dos meus blogs diários. Adorei sua sinceridade e suas críticas, foram divertidas e bem embasadas, o que deu a resenha o tom que uma resenha de verdade tem que ter. Eu não li 50 tons de cinza, não ainda, mas continuei a resenha porque estava curiosa. Super ótima! Agora eu quero ler o livro, para perceber todos os pontos que você indicou. É importante o que você falou sobre a escritora escrever abertamente sobre sexo e deixar o livro com um tom adolescente que seus filhos não poderiam ler e também como a trama e a falta de informações fazem com que o livro se distancia deste ideal que ela mesmo criou. Sua resenha ficou in-crí-vel. Beijos!

    Chel Lima - http://corujando.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Rachel, valeu mesmo! Me sinto honrada com os elogios e com sua visita!

      Venha sempre que quiser, será uma alegria!! O blog é sobre tudo, vc deve ter percebido e não atualizo com tanta frequencia, mas sempre que tem algo relevante pra dizer!

      bjos!!!

      Excluir
  8. Dani! Primeira visita aqui no teu blog e vou te dizer, estou boquiaberta!

    Acho que essa foi uma das melhores resenhas que li na vida.
    Eu sempre desconfio desses livros assim, que surgem do nada e despontam. Quase nunca leio essas coisas que fazem sucesso da noite para o dia. Para mim, ou tu tem talento ou tu enfrenta uma longa jornada até publicar. E acho que a James não tem nada disso.
    Olha, eu acho que tu tem um conhecimento sobre fanfics, então se um dia tu tiver a toa procura uma fanfic que se chama Sinfonia Agridoce. Ela é de uma autora norte americana, que era traduzida por um uma dupla de meninas numa comunidade do orkut. Aquela mulher sim sabe escrever um romance erótico, com uma escrita adulta, segura e encantadora no meio de tudo. É inspirada em Crepúsculo mas é uma das melhores fics que já li na vida.

    Não pretendo ler o livro da James, mas preciso dizer que sou apaixonada por twilight, e foi graças a isso que eu relamente comecei a escrever, levando a sério. Acho que a Meyer me fez acreditar que quando a gente escreve com amor, as coisas dão certo.
    Enfim, parabéns pela sinceridade! Tá digna de ser publicada nos jornais e revistas que tanto adoram defender os romances eróticos da atualidade.

    Grande beijo!
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lola do céu!!! Sério mesmo que você achou tudo isso??? hahahahahaha

      Bem, OBRIGADA! =D

      Adoro fics e conheço poucas que tenham cenas hots bem escritas que dá vontade de ler e reler. Mas são de Harry Potter, posso te indicar, se quiser. Eu até me arrisco a escrever uma fic que inicialmente tinha cenas bem quentes e devidamente descritas, mas eu ando seguindo por vertentes mais distantes deste tipo de narrativa tão explicita e talvez eu edite a fic e passe a escrever com menos detalhes e mais sugestões. Acho que vai ficar mais legal!

      Estou te seguindo no Twitter e no blog! Obrigada mesmo, viu!!

      Aliás, vi que você é gaúcha, né? Só falta me dizer que é Colorada pra amizade ficar mais que solidificada! xD

      Bjs!!

      Excluir
  9. Poxa fiquei super curioso pra ler o que você escreveu, mas ainda não li. Obrigado pelo aviso e assim que eu ler eu volto aqui!

    Israel Félix
    http://47-things.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Israel, obrigada por vir aqui e ler o post.
      Aguardo suas impressões, sempre é bom o debate!

      Até mais!!

      Bjs!!

      Excluir
  10. Estou lendo o livro de curiosa que sou, mas admito e concordo com você, é uma história solta e com uma falta de detalhes incrivel, já li outras fanfics mais estruturadas.
    Às vezes enquanto estou lendo, paro e 'reescrevo' na mente a história mais cheia de detalhes e tudo mais.
    E realmente a deusa interior é motivo derisadas mil(:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Liine, tá cheio de fics infinitamente melhores do que esse livro. E mais: cheiaaaas de cenas de sexo ótimas, que fazem a gente querer ficar lendo e relendo, e relendo...rsrsrs...

      Valeu pela visita, volte sempre tá?

      bjokas!!

      Excluir
  11. Hahahahah Adorei o texto! Eu já imaginava que seria uma porcariazinha... agora então!!!

    Obrigada por me deixar claro que devo gastar meu dinheiro em livros melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí! Gastemos nossa grana em coisas que valham mais a pena!!

      Valeu pela visita!

      bjsss

      Excluir
  12. Menina, virei sua fã! Você colocou em palavras o que eu pensei lendo o livro. Também li em e-book com tradução amadora (cheeeeeia de erros), e sabe de uma coisa? Te achei muito generosa. Você não citou muitos outros pontos negativos!
    O meu defeito é que tenho uma queda pra esses lixos literários, Grey me intrigou e me obriguei a ler o segundo livro pra ver se descobria mais alguma coisa... Bem pouca coisa. Agora lá vou eu ler o terceiro... Ainda bem que são só três, acho que se eu me obrigasse a ler mais disso, meu cérebro se revoltaria contra mim e entraria em combustão espontânea.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn, obrigada!! *__*

      Depois em conta como foi o 3o., tá?? Curiosidade a gente sempre tem, mas comprar e ter saco pra ler... é outra história!!

      Valeu, bjinhos e volte sempre!!

      Excluir
  13. Oi,

    Já li o primeiro e nao aguentei a espera e to com os outros dois em ingles pra ler. Tô quase no fim. É, de fato, uma construção fraca na escrita. Acho q até poderia ser resumido em um livro só. Talvez não decepcionasse tanto.

    Mas minha grande esperança é que alguém - um bom escritor, de preferência - lançasse uma trilogia com a visão do Grey nessa história toda. Ah!Isso me faria muuuuito feliz!!! Mas se isso não acontecer e eles se concentrarem na mente perturbada dele(Gray) quando rodarem o filme, já me dou por satisfeita. Mas se nada disso acontecer, já era pra Sra James, na minha opinião.

    Parabéns pela resenha/review/crítica. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já era Sra. James certezaaa!!! hahahahahaaha

      Só acho que no filme não vão focar na mente dele, pois a escrita é pela visão da Ana, como Bella Swan, então...

      Obrigada pela visita e elogios, é uma honra receber comentários carinhosos!!

      Volte mais vezes!

      Grande bjo!!

      Excluir