terça-feira, 20 de novembro de 2012

Resenha - Territórios Invisíveis




Territórios Invisíveis é a história de cinco amigos que descobrem que além do lugar onde nasceram e vivem, e além da rotina de suas vidas normais de estudantes, existem realidades, lugares, seres e pessoas que jamais imaginaram ser possíveis fora das telas do cinema ou das páginas dos livros de fantasia.

Ariadne e Hector, os protagonistas, vivem uma fase complicada e dolorosa, que parece nunca ter fim: a perda pelo desaparecimento da mãe, Marina. Este vazio nem sempre consegue passar despercebido e se torna um ente, algo presencial na vida dos gêmeos e de seu pai Eduardo. Tanto que o vazio ganha corpo e toma espaço na mesa do almoço, na volta da escola, nas pausas dos gritos no meio de uma discussão. Uma dor que é vivida em conjunto e ao mesmo tempo separadamente por cada membro desta família que se percebe numa casa que um dia foi alegre e que hoje parece cheia de espaços que se tornaram estranhos, frios e escuros.

Eduardo se dedica ao trabalho o máximo que pode e tenta viver na dinâmica do “um dia cada vez” pra manter a paz e a harmonia num lar com adolescentes de mais e mãe de menos.

E as crianças, bem... Para aplacar este sentimento e para levar a vida (pois a vida tem que seguir), os gêmeos se agarram no que podem. Hector exercendo seu dom de manipulação de todos pra conseguir tudo o que quer e em seus inseparáveis companheiros Leo e Neco, ambos garotos inteligentes e divertidos, com personalidades bem distintas. Leo é um rapaz que aparenta ter mais idade do que tem e que traz consigo uma história de vida dura, pobre e sofrida. Neco, um nerd chegado em matemática e jogos de lógica.

Ariadne por sua vez tenta consolar a saudades se afundando em escritos, diários e anotações da mãe, como uma tábua de salvação. Ela é uma garota tinhosa, arredia e com um senso de justiça muito aguçado. Porém acaba aplicando este senso em si mesma quando necessário, o que é um alívio para balancear sua personalidade forte e invasiva. Ela mostra quem é e o que pensa, sem se preocupar com quem vai ouvir e a quem vai ofender. Garotinha apimentada, viu!

Já Camila entra na vida dos quatro quase que por acaso e é uma jovem tímida, calada, mas que conquista o coração da turma pelo simples fato de ter sido injustiçada. Ela quase se torna a protegida da turma. A gente fica com a impressão que Camila é a caçula, a café-com-leite da brincadeira.

Mas, o que acontece com esses cinco garotos pra viverem esta grande aventura pelos Territórios Invisíveis, afinal?

Uma situação de vida ou morte, uma chantagem, uma expedição em busca de uma caixa misteriosa, uma viagem num navio pirata. A chegada a um mundo diferente, invisível aos olhos de todos, mas que se abre em beleza e deslumbramento ao fazerem a travessia para Yvymarã, a terra cheia de natureza, alimentos, luzes e seres desconhecidos e fascinantes.

Lá a galerinha conhece uma mulher que os ensinará sobre os mistérios deste lugar e lhes dará pistas de como desenvolver suas habilidades para se tornarem os guardiões de um segredo que existe desde o princípio de tudo. Um segredo que está ameaçado de ser desvendado, colocando em risco toda a existência da humanidade e do mundo que conhecemos. Ele é o motivo de tudo o que vem acontecendo com os garotos e eles acabam não tendo escolha. É prosseguir ou esperar pelo pior num futuro que pode ser bem próximo.

Para proteger o segredo, os amigos terão que seguir numa jornada difícil e implacável, que testará seus maiores medos e desejos. Que os colocarão à prova, fazendo com que descubram o verdadeiro valor da amizade e das escolhas certas, mesmo que não sejam as mais desejadas. Eles terão que enfrentar cara a cara o Mal. Algo que pode tomar a forma de qualquer coisa e também de tudo o que nunca foi imaginado. Um horror jamais pensado ou vivenciado nos piores pesadelos dos garotos.

Será que Ariadne, Hector, Leo, Neco e Camila conseguirão concluir a jornada para poderem voltar pra casa e mostrarem que são dignos de serem os novos Cavaleiros do Sol? Será que eles vão conseguir o que foram buscar em Yvymarã?  

Territórios Invisíveis é uma história sobre coragem, amizade, descobrimento e a tomada de decisões. Algo que pode parecer bem pesado para garotos tão jovens, mas que se mostra essencial para o desfecho deste primeiro volume da saga de quatro livros.

É também uma história sobre cumplicidade, sobre como lidar com a própria dor e com a dor dos outros. Uma aventura cheia de expectativas, mistérios e descobertas fantásticas e que, como toda boa história, nos deixa com gosto de quero mais.

Depois de ler Territórios Invisíveis não dá pra ver o mundo da mesma forma. Não dá pra querer ler só uma vez (mesmo porque há muito detalhe e entrelinhas que serão importantes pra continuidade da saga) e não dá pra parar de pensar: “Quero meu Montanhas Azuis!!!”

Territórios Invisíveis é de autoria de Nikelen Witter (já falei dele aqui no blog) e saiu pelo Selo Fantas, da Editora Estronho. Tem 366 páginas com ilustrações de Carlos Rocha. Neste link é possível fazer o download do primeiro capítulo como degustação e neste você pode adquirir seu exemplar, o que eu recomendo muito!!

Montanhas Azuis é o segundo volume da série Territórios Invisíveis, sem previsão de lançamento. =’(